Ora como as ferias continuam até Domingo á que aproveitar para pedalar, e de preferência por sítios diferentes. Já algum tempo andava com vontade de ir pedalar para o Alto Minho, então lá arranjei um trek de GPS para a zona de Caminha ou melhor começar em Vila Praia de Ancora e terminar lá também. A ideia até seria ir de comboio até Vila Praia de Ancora e regressar no dito cujo, mas seria um pouco arriscado, e teria que me levantar por volta das 4h30 da matina para chegar a horas decentes de fazer o trek. Bom o melhor mesmo foi ir de carro deixei a “Maria” no trabalho e siga pela A28 fora até ao destino (demorei mais tempo a sair do Porto do que chegar a VPA, e são cerca de 96 km).
As 10H10 +/- já estava no ponto de inicio (e fim).
Estava um nevoeiro intenso, assim que comecei a pedalar e ainda a encaixar os pés nos pedais dei comigo num single no meio de uma mata super densa do qual não há fotos porque o que eu queria mesmo era sair dali o mais rápido possível , foram cerca de 1000 metros no meio daquele “inferno”. Interessante que aquele single foi dar a uma pequena aldeia Afife. Passei pelo centro da aldeia e a partir dai foi sempre a subir a serra por uma calçada medieval bem durinha de "roer"
A primeira grande dificuldade técnica que teve de ser feita de pezinhos no chão
Túnel de arbustos
Aqui um trilho bem mais agradável e menos claustrofóbico
Aldeia de Grovas.
De repente dei com este magnifico e lindíssimo riacho, não parece mas a agua quase me dava pelos joelhos. Apetecia mesmo era ficar ali o resto do dia.
Após uma curta ligação por asfalto começou a subida para a Srª das Neves são cerca de 3 Km num trilho coberto por estes arbustos
Aqui começou a recompensa pelo esforço e determinação
Passagem superior que atravessa A28, direcção Porto.
A mais bela paisagem do passeio. Vista da Srª das Neves para Caminha, a neblina que se vê é o Rio Minho, e o monte parecido com o Cabeço de Monsanto é o Monte Santa Tecla (Espanha).
Descer até Dem e hora de repor energias, duas sandochas de presunto e uma cerveja preta se faz favor
Belas paisagens é o que não falta por aqui.
E excelentes trilhos para rolar
Inicio da alucinante descida para Vilar de Mouros
A chegada a Vilar de Mouros
Ponte Romana em Vilar de Mouros. Local onde se fazia o festival de musica.
Praia fluvial
Característica paisagem do Minho
Chegada a Caminha. Ponte de um afluente do Rio Minho.
Ferry.boat que faz a travessia da foz do Rio Minho. Caminha-Santa Tecla (Espanha)
Mata do Camarido/ Caminha
A bela praia de Moledo
Excelente single junto ao Mar desde Moledo até Vila Praia de Ancora
Até as Ovelhas fazem praia
Foz do Rio Ancora.
Foi um passeio bastante agradável e menos duro do que eu esperava. Encontrei na mata do Camarido um BTTista com o qual troquei contacto para voltar aquela zona fazer uns trilhos com a promessa de atravessar o Rio Minho no Ferry e irmos subir o Monte de Santa Tecla no outro lado da fronteira.
Se há belos recantos em Portugal este é um deles...
As 10H10 +/- já estava no ponto de inicio (e fim).
Estava um nevoeiro intenso, assim que comecei a pedalar e ainda a encaixar os pés nos pedais dei comigo num single no meio de uma mata super densa do qual não há fotos porque o que eu queria mesmo era sair dali o mais rápido possível , foram cerca de 1000 metros no meio daquele “inferno”. Interessante que aquele single foi dar a uma pequena aldeia Afife. Passei pelo centro da aldeia e a partir dai foi sempre a subir a serra por uma calçada medieval bem durinha de "roer"
A primeira grande dificuldade técnica que teve de ser feita de pezinhos no chão
Túnel de arbustos
Aqui um trilho bem mais agradável e menos claustrofóbico
Aldeia de Grovas.
De repente dei com este magnifico e lindíssimo riacho, não parece mas a agua quase me dava pelos joelhos. Apetecia mesmo era ficar ali o resto do dia.
Após uma curta ligação por asfalto começou a subida para a Srª das Neves são cerca de 3 Km num trilho coberto por estes arbustos
Aqui começou a recompensa pelo esforço e determinação
Passagem superior que atravessa A28, direcção Porto.
A mais bela paisagem do passeio. Vista da Srª das Neves para Caminha, a neblina que se vê é o Rio Minho, e o monte parecido com o Cabeço de Monsanto é o Monte Santa Tecla (Espanha).
Descer até Dem e hora de repor energias, duas sandochas de presunto e uma cerveja preta se faz favor
Belas paisagens é o que não falta por aqui.
E excelentes trilhos para rolar
Inicio da alucinante descida para Vilar de Mouros
A chegada a Vilar de Mouros
Ponte Romana em Vilar de Mouros. Local onde se fazia o festival de musica.
Praia fluvial
Característica paisagem do Minho
Chegada a Caminha. Ponte de um afluente do Rio Minho.
Ferry.boat que faz a travessia da foz do Rio Minho. Caminha-Santa Tecla (Espanha)
Mata do Camarido/ Caminha
A bela praia de Moledo
Excelente single junto ao Mar desde Moledo até Vila Praia de Ancora
Até as Ovelhas fazem praia
Foz do Rio Ancora.
Foi um passeio bastante agradável e menos duro do que eu esperava. Encontrei na mata do Camarido um BTTista com o qual troquei contacto para voltar aquela zona fazer uns trilhos com a promessa de atravessar o Rio Minho no Ferry e irmos subir o Monte de Santa Tecla no outro lado da fronteira.
Se há belos recantos em Portugal este é um deles...