Assim que comecei a ler o projecto Douro Bike Race (DBR), fiquei logo convencido que iria participar, sozinho ou acompanhado, estava decidido a participar numa prova de BTT por etapas.
A preparação foi exigente - percorri muitos quilómetros na preparação da mesma e muito suor me saiu do corpo, para que estivesse em plenas condições de fazer 3 etapas seguidas sempre no limite das minhas capacidades.
Como foi a minha primeira vez em BTT por etapas, não sabia o que me esperava
pois além da preparação física é preciso preparar toda a logística (alimentação para as 3 etapas, ferramentas, peças de substituição, roupa e outras tantas coisas......) para que nada falhe, ainda por cima quando se está longe de casa é importante que se planeie com semanas de antecedência.
O DBR é um projecto da Nexplore liderado pela dupla João Marinho e José Silva. Tem como Base a cidade de Amarante e desafiam os participantes numa jornada de BTT - nível EPIC - 3 dias - 3 etapas.
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1ª Etapa - 16 Setembro
Serra da Aboboreira
Distância: 43km
Acumulado: 1200m
2ª Etapa - 17 Setembro
Serra do Alvão e Marão
Distância: 90km
Acumulado: 2000m
3ª Etapa - 18 Setembro
Serra do Marão
Distância: 60km
Acumulado: 1700m
Era este o desafio que propuseram com o seguinte slogan: "Are you ready?"
Fui no dia anterior 15 levantar o dorsal e ver o briefing da 1ªetapa. O levantamento do dorsal foi na BASE da prova e logo aí já comprovava que querem fazer deste evento....uma coisa internacional.
Mapa com legenda da BASE
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Pois já havia bicicletas do patrocinador oficial da prova, tarjas de marcas reconhecidas neste desporto, o centro médico, o centro de massagens, lavagem de bicicletas, o bike park, bar e restaurante, pavilhão pronto a albergar algumas centenas de participantes e um parque de estacionamento para carros e caravanas bastante generoso.
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As nacionalidades presentes
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Levantei o dorsal sem demora e vi desde logo um enorme staff bastante empenhado. Ouvi o briefing e andamento para casa...havia que descansar. Só depois do primeiro dia iria pernoitar no pavilhão.
No dia seguinte o horário de partida era às 11h mas a entrada para o controlo zero abria às 10h e fechava às 10h30.
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Optei por estacionar o carro na BASE e lá fui fazer um percurso de 5km até à meta numa linha de comboio desactivada que estava destinada para esse fim.
][URL=[/URL][/url]
A entrada para as boxes no primeiro dia era por ordem de dorsal...o meu era o 476...espectacular
][URL=[/URL][/url]
Assim que se deu a partida, tentei chegar-me à frente, porque sabia que a entrada nos trilhos iria ser em single. Claro que apanhei logo com um funil enorme..mas lá me desenrasquei e fui sempre evoluindo no percurso como conseguia.
A 1ª etapa foi a mais curta...mas a mais técnica e dura nas descidas. Pedra...atrás de pedra, descidas por vezes em singles outras que impõem respeito pela sua inclinação - o factor comum entre elas era a dificuldade técnica e pedra
E esta devia ser a mais fácil por aqueles lados
][URL=[/URL][/url]
Senti muitas vezes a necessidade de reduzir velocidade....pois agora a frio....nem que me pagassem eu descia como desci naquele dia o resultado disto foi a 9/10km do final fiquei sem ar na supensão, o que ainda tornou a etapa mais exigente.
][URL=[/URL][/url]
Cheguei ao fim com uma fcmédia de 171ppm e com uma grande dor de costas.
Nesta etapa eu fui um dos felizardos (e fomos muitos) que fui presenteado com sete, sim sete picadas de abelha no ombro e braço. As abelhas eram daquelas africanas - vulgo ferrenhas..imaginem as dores
No final de cada etapa havia água,maçã, banana, doces, sais, cola e powerade...mais pontos a favor desta organização
Ora cá estava eu no ataque
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Depois disto começava outra contra relógio...aproveitar os 5km que separavam a meta/chegada da BASE para fazer descompressão, lavar bicicleta, entregar no bike park, tirar do carro o saco da roupa/banho, saco cama e colchão e arrumar no pavilhão, tomar banho, massagem, alimentar-me, descansar e arranjar solução para o problema da suspensão, além de ter jantar marcado para as 19h...ufa..
O bike park
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Pela ordem que disse, assim o fiz, excepto o descanso (não houve). Lá resolvi o problema da suspensão...ar a mais para dentro, carga do rebound no máximo e esperar que resultasse no dia seguinte.
O jantar seria volante, logo significa que iria haver bastante variedade. O restaurante onde era o banquete tem uma estrela michelin...agora imaginem aquela malta toda esfomeada com sopa, entradas, prato principal, sobremesa....era um vai vem de carregar discos
Curiosidade, só havia, água, sumo e cola e só no último dia é que vi cerveja
Agora outro assunto o local que escolhi para dormir era encostado à parede, logo não havia o problema de gente a passar por todo o lado....mas... eis que estava o circuito de ar condicionado por "cima" de mim...foi um castigo aquele barulho e calor....nem vos conto
O que vale é que desligaram o AC logo na segunda noite.....que bom
Toca o despertador às 6h da manhã e estava cá com um sono...e a saída era só as 9h...mas isto de pequeno-almoço a tempo e boxes às 8h não permitia acordar mais tarde...
O segundo dia apresentava uma etapa de 90km bem rijos, mas como já partia na primeira box, já poupava energia que viria a ser importante.
Ora cá estava eu logo a seguir aos primeiros 10 de cada categoria
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Era uma etapa em que os primeiros 37km eram infernais mas que me correram muito bem e que fiz a subida num ritmo bastante elevado,
ora aí estavam elas...
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pois sabia que na descida iria perder tempo além de estar bastante apreensivo da performance da suspensão.
Estas placas foram uma constante nas 3 etapas
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Nesta etapa encontramos várias vacas, mas que sinceramente nem nos ligaram nenhuma
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Tudo correu bem até que tive uma quebra física ao km 65/70. Pouco tempo depois surgiram 2 participantes e fizemos um comboio bem interessante nos últimos km. Posso dizer que todos ajudamos como "maquinistas" e por vezes a velocidade em plano ascendia 40km/h no mato!!! e durante largos períodos de tempo uma vez que o percurso era quase plano até ao final assim aguentamos esse ritmo frenético. Assim que cruzei a meta vi logo que estava empenado de tal maneira....que só me apetecia atirar para as águas do rio para resfriar os musculos das pernas inchados
como no dia anterior não geri bem o tempo nas tarefas que tinha a seguir ao final, neste dia tinha a sorte de não ter avarias mecânicas e era logo tempo que dedicava ao descanso.
As tarefas normais que já vós contei acima.
Se já no primeiro dia tudo adormeceu cedo imaginem ao fim de dois dias e principalmente este:) Deviam ser 23h já eu dormia.
O terceiro e último dia correspondia uma etapa em plena serra do Marão...que local bonito....para o empeno:) a partida era só às 10h o que nos permitia dormir mais um pouco, mas quando acordei pensava que me tinha passado um camião por cima....se alguém viu a matrícula que me avise:)
Depois da higiene pessoal e do peq.almoço, lá fui eu pela linha de comboio e as sensações eram terríveis, péssimas..as pernas estavam todas amassadas...mas como tinha em mente acabar e receber a t-shirt de finisher...não podia simplesmente desistir.
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Esta etapa tinha a particularidade de pertencer ao CR da ACP e assim mais uns quantos fresquinhos na linha da frente prontos a rasgar trilhos Nós os do nível EPIC com dois dias nas pernas lá nos intrometemos no meio deles e ainda fiz os primeiros 25km a um nível aceitável, mas tal como disse as pernas não davam para mais e como ainda faltava metade para acabar, pensem lá bem o que me sucedeu...grande empeno em plena serra do Marão
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Adiante, quase no final 5/7km ainda tive forças para recuperar 4 lugares e assim dar por concluída a minha prova DBR.
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Terminada a prova era tempo de ir buscar a t-shirt de finisher ( I was ready) e provar as iguarias que disponhamos no final de cada etapa. Mas não havia tempo a perder...pois tinha que regressar à base, lavar e arrumar bicicleta no carro, tomar banho e arrumar tudo e jantar às 17h...isto também cansa
No que respeita a classificações no primeiro dia fiz 35º lugar com 2h42m49s. No segundo dia fiz 4h27m13s e terminei a etapa em 28º com o mesmo tempo que o 26º, subindo assim à 29ª posição da geral. No terceiro dia estava a 7m do vigésimo lugar e faço uma prova miserável (não havia mesmo pernas) o tempo total da etapa foi 3h23m52, terminando a prova no 32º lugar.
Não me posso esquecer de dizer que soube pela organização que faziam parte do staff 100 a 120 pessoas, andavam imensos (muitos mesmo) deles em motas e jipes, ora fotografavam ora filmavam, os locais de controle eram em funil e ninguém parava..eles eram 3 ou 4 e todos apontavam o dorsal...rápido e eficiente. A GNR também esteve sempre disponível, os bombeiros em locais estratégicos, escuteiros e simples colaboradores deram uma ajuda fundamental.....a segurança.
As pessoas em Amarante gostavam e aplaudiam e nós correspondiamos com sprints finais para ganhar uns lugares na tabela
Houve briefings para todas as etapas, além disso, depois da primeira etapa, havia prémios para os primeiros 3 classificados de cada categoria e os líderes da respectiva categoria, iriam envergar a camisola amarela...
Os trilhos de um modo geral ou são a subir ou descer vá têm alguns planos...mas como é zona de serras não é fácil encontrar disso. São bastante técnicos e com muita pedra e calhaus roliços.
Este último paragrafo como podem ver já foi um descarregar de informação assim que me ia lembrando, sei que ainda falta dizer muita coisa...,mas o essencial estará algures por aí.
Estou pronto para o DBR 2012.
Are you ready?
A preparação foi exigente - percorri muitos quilómetros na preparação da mesma e muito suor me saiu do corpo, para que estivesse em plenas condições de fazer 3 etapas seguidas sempre no limite das minhas capacidades.
Como foi a minha primeira vez em BTT por etapas, não sabia o que me esperava
pois além da preparação física é preciso preparar toda a logística (alimentação para as 3 etapas, ferramentas, peças de substituição, roupa e outras tantas coisas......) para que nada falhe, ainda por cima quando se está longe de casa é importante que se planeie com semanas de antecedência.
O DBR é um projecto da Nexplore liderado pela dupla João Marinho e José Silva. Tem como Base a cidade de Amarante e desafiam os participantes numa jornada de BTT - nível EPIC - 3 dias - 3 etapas.
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1ª Etapa - 16 Setembro
Serra da Aboboreira
Distância: 43km
Acumulado: 1200m
2ª Etapa - 17 Setembro
Serra do Alvão e Marão
Distância: 90km
Acumulado: 2000m
3ª Etapa - 18 Setembro
Serra do Marão
Distância: 60km
Acumulado: 1700m
Era este o desafio que propuseram com o seguinte slogan: "Are you ready?"
Fui no dia anterior 15 levantar o dorsal e ver o briefing da 1ªetapa. O levantamento do dorsal foi na BASE da prova e logo aí já comprovava que querem fazer deste evento....uma coisa internacional.
Mapa com legenda da BASE
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Pois já havia bicicletas do patrocinador oficial da prova, tarjas de marcas reconhecidas neste desporto, o centro médico, o centro de massagens, lavagem de bicicletas, o bike park, bar e restaurante, pavilhão pronto a albergar algumas centenas de participantes e um parque de estacionamento para carros e caravanas bastante generoso.
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As nacionalidades presentes
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Levantei o dorsal sem demora e vi desde logo um enorme staff bastante empenhado. Ouvi o briefing e andamento para casa...havia que descansar. Só depois do primeiro dia iria pernoitar no pavilhão.
No dia seguinte o horário de partida era às 11h mas a entrada para o controlo zero abria às 10h e fechava às 10h30.
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Optei por estacionar o carro na BASE e lá fui fazer um percurso de 5km até à meta numa linha de comboio desactivada que estava destinada para esse fim.
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A entrada para as boxes no primeiro dia era por ordem de dorsal...o meu era o 476...espectacular
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Assim que se deu a partida, tentei chegar-me à frente, porque sabia que a entrada nos trilhos iria ser em single. Claro que apanhei logo com um funil enorme..mas lá me desenrasquei e fui sempre evoluindo no percurso como conseguia.
A 1ª etapa foi a mais curta...mas a mais técnica e dura nas descidas. Pedra...atrás de pedra, descidas por vezes em singles outras que impõem respeito pela sua inclinação - o factor comum entre elas era a dificuldade técnica e pedra
E esta devia ser a mais fácil por aqueles lados
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Senti muitas vezes a necessidade de reduzir velocidade....pois agora a frio....nem que me pagassem eu descia como desci naquele dia o resultado disto foi a 9/10km do final fiquei sem ar na supensão, o que ainda tornou a etapa mais exigente.
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Cheguei ao fim com uma fcmédia de 171ppm e com uma grande dor de costas.
Nesta etapa eu fui um dos felizardos (e fomos muitos) que fui presenteado com sete, sim sete picadas de abelha no ombro e braço. As abelhas eram daquelas africanas - vulgo ferrenhas..imaginem as dores
No final de cada etapa havia água,maçã, banana, doces, sais, cola e powerade...mais pontos a favor desta organização
Ora cá estava eu no ataque
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Depois disto começava outra contra relógio...aproveitar os 5km que separavam a meta/chegada da BASE para fazer descompressão, lavar bicicleta, entregar no bike park, tirar do carro o saco da roupa/banho, saco cama e colchão e arrumar no pavilhão, tomar banho, massagem, alimentar-me, descansar e arranjar solução para o problema da suspensão, além de ter jantar marcado para as 19h...ufa..
O bike park
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Pela ordem que disse, assim o fiz, excepto o descanso (não houve). Lá resolvi o problema da suspensão...ar a mais para dentro, carga do rebound no máximo e esperar que resultasse no dia seguinte.
O jantar seria volante, logo significa que iria haver bastante variedade. O restaurante onde era o banquete tem uma estrela michelin...agora imaginem aquela malta toda esfomeada com sopa, entradas, prato principal, sobremesa....era um vai vem de carregar discos
Curiosidade, só havia, água, sumo e cola e só no último dia é que vi cerveja
Agora outro assunto o local que escolhi para dormir era encostado à parede, logo não havia o problema de gente a passar por todo o lado....mas... eis que estava o circuito de ar condicionado por "cima" de mim...foi um castigo aquele barulho e calor....nem vos conto
O que vale é que desligaram o AC logo na segunda noite.....que bom
Toca o despertador às 6h da manhã e estava cá com um sono...e a saída era só as 9h...mas isto de pequeno-almoço a tempo e boxes às 8h não permitia acordar mais tarde...
O segundo dia apresentava uma etapa de 90km bem rijos, mas como já partia na primeira box, já poupava energia que viria a ser importante.
Ora cá estava eu logo a seguir aos primeiros 10 de cada categoria
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Era uma etapa em que os primeiros 37km eram infernais mas que me correram muito bem e que fiz a subida num ritmo bastante elevado,
ora aí estavam elas...
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pois sabia que na descida iria perder tempo além de estar bastante apreensivo da performance da suspensão.
Estas placas foram uma constante nas 3 etapas
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Nesta etapa encontramos várias vacas, mas que sinceramente nem nos ligaram nenhuma
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Tudo correu bem até que tive uma quebra física ao km 65/70. Pouco tempo depois surgiram 2 participantes e fizemos um comboio bem interessante nos últimos km. Posso dizer que todos ajudamos como "maquinistas" e por vezes a velocidade em plano ascendia 40km/h no mato!!! e durante largos períodos de tempo uma vez que o percurso era quase plano até ao final assim aguentamos esse ritmo frenético. Assim que cruzei a meta vi logo que estava empenado de tal maneira....que só me apetecia atirar para as águas do rio para resfriar os musculos das pernas inchados
como no dia anterior não geri bem o tempo nas tarefas que tinha a seguir ao final, neste dia tinha a sorte de não ter avarias mecânicas e era logo tempo que dedicava ao descanso.
As tarefas normais que já vós contei acima.
Se já no primeiro dia tudo adormeceu cedo imaginem ao fim de dois dias e principalmente este:) Deviam ser 23h já eu dormia.
O terceiro e último dia correspondia uma etapa em plena serra do Marão...que local bonito....para o empeno:) a partida era só às 10h o que nos permitia dormir mais um pouco, mas quando acordei pensava que me tinha passado um camião por cima....se alguém viu a matrícula que me avise:)
Depois da higiene pessoal e do peq.almoço, lá fui eu pela linha de comboio e as sensações eram terríveis, péssimas..as pernas estavam todas amassadas...mas como tinha em mente acabar e receber a t-shirt de finisher...não podia simplesmente desistir.
][URL=[/URL][/url]
Esta etapa tinha a particularidade de pertencer ao CR da ACP e assim mais uns quantos fresquinhos na linha da frente prontos a rasgar trilhos Nós os do nível EPIC com dois dias nas pernas lá nos intrometemos no meio deles e ainda fiz os primeiros 25km a um nível aceitável, mas tal como disse as pernas não davam para mais e como ainda faltava metade para acabar, pensem lá bem o que me sucedeu...grande empeno em plena serra do Marão
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Adiante, quase no final 5/7km ainda tive forças para recuperar 4 lugares e assim dar por concluída a minha prova DBR.
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Terminada a prova era tempo de ir buscar a t-shirt de finisher ( I was ready) e provar as iguarias que disponhamos no final de cada etapa. Mas não havia tempo a perder...pois tinha que regressar à base, lavar e arrumar bicicleta no carro, tomar banho e arrumar tudo e jantar às 17h...isto também cansa
No que respeita a classificações no primeiro dia fiz 35º lugar com 2h42m49s. No segundo dia fiz 4h27m13s e terminei a etapa em 28º com o mesmo tempo que o 26º, subindo assim à 29ª posição da geral. No terceiro dia estava a 7m do vigésimo lugar e faço uma prova miserável (não havia mesmo pernas) o tempo total da etapa foi 3h23m52, terminando a prova no 32º lugar.
Não me posso esquecer de dizer que soube pela organização que faziam parte do staff 100 a 120 pessoas, andavam imensos (muitos mesmo) deles em motas e jipes, ora fotografavam ora filmavam, os locais de controle eram em funil e ninguém parava..eles eram 3 ou 4 e todos apontavam o dorsal...rápido e eficiente. A GNR também esteve sempre disponível, os bombeiros em locais estratégicos, escuteiros e simples colaboradores deram uma ajuda fundamental.....a segurança.
As pessoas em Amarante gostavam e aplaudiam e nós correspondiamos com sprints finais para ganhar uns lugares na tabela
Houve briefings para todas as etapas, além disso, depois da primeira etapa, havia prémios para os primeiros 3 classificados de cada categoria e os líderes da respectiva categoria, iriam envergar a camisola amarela...
Os trilhos de um modo geral ou são a subir ou descer vá têm alguns planos...mas como é zona de serras não é fácil encontrar disso. São bastante técnicos e com muita pedra e calhaus roliços.
Este último paragrafo como podem ver já foi um descarregar de informação assim que me ia lembrando, sei que ainda falta dizer muita coisa...,mas o essencial estará algures por aí.
Estou pronto para o DBR 2012.
Are you ready?