Serra da Gardunha.
A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. (In Wikipédia)
Foi esta Serra que me propus descobrir há uns meses, quando tracei um possível 'track' que percorresse uma vasta área da Serra. Por receio, falta de condição física, o tempo que teimava em não melhorar, este 'projecto' de aventura ficou sempre escondido. No entanto, continuava presente no meu íntimo... não falei dele a muita gente, tendo, talvez, receio pelo fracasso.
Basicamente teria como ponto inicial o ponto de chegada. Lancei várias hipóteses.... Fundão, S.Vicente, Castelo Novo, Alpedrinha e por fim o Louriçal.
A quilometragem essa seria exclusiva na Gardunha, no entanto, não excederia os 40/50 kms para poder regressar a tempo do almoço em casa. O acumulado seria muito, mas não tinha como o calcular... só lá passando!
Sexta-feira, dia 10 de Julho,2009.
Como é habitual comecei a pensar nos trilhos que poderia fazer no fim-de-semana. Companhia não teria (afinal havia mas eu não me apercebi ). Pensei e repensei e como já havia dito, nestas situações a memória de tal 'track' vinha ao pensamento... era como que um fantasma... Disse para comigo, vou e pronto! É carne para canhão mas vou!
Sábado, dia 11 de Julho, 2009.
7H10... trimmmm trimmmmm
7h12... trimmmm trimmmmm
7h14... trimmmm trimmmmm
.......
7h22... lá me levantei a custo, talvez com receio de algo em especial... o que seria
Pequeno-almoço tomado, reuni as minhas máquinas.... a digital, a bike e o gps! Olhei para o meu kit de pernas e pensei.... hoje vai sair caro, muito caro.... entretanto olhei para o jersey.... BTT Oledo... naaa vai ser 'canja'!!
Café no Zé Milheiro e siga com o meu outro veículo para o Louriçal.. foi esta a minha opção de ponto de partida e chegada.
Louriçal, 8H40
Bike preparada e siga viagem.
São Fiel, 8h48
Várias fotos e começa a aventura....
Capela de São Fiel
Este caricato portão
Louriçal já estava para trás e para baixo
A subida, essa, fazia-a com calma num ritmo certinho
Fotografava, neste caso a Barragem da Marateca, já bem longe
Os primeiros 4kms já estavam e aqui já tinha uma boa base para o cálculo de acumulado...
4km e 261m de acumulado de subidas... de descidas 0m
As rotas muito bem sinalizadas foram uma constante
Trilhos absolutamente divinais... já estava a ganhar o dia
a subidas continuavam. De referir o bom estado dos trilhos.. pelo menos deste lado
Um parque de merendas espectacular... pena ter sido tão cedo... não usufruí!
Direcção Casal da Serra
a dita aldeia, mesmo no coração da serra
de onde se viam bem os pontos mais altos da serra
Já havia saído do Casal da Serra e após uns km's já avistava São Vicente da Beira. De notar que estes km's foram bem durinhos
As primeiras eólicas... ora reparem na subida
senti-me minúsculo... fiz 1/3 de bike e o resto foi PTT...
agora vista do meio... Filipe e Bruno lembram-se da que está atrás na maratona de Alcains
Olhei em redor... comi uma das minhas 'sandochas' e senti que ia começar a festa
Porquê? Simples teria que descer até Vale d'Urso... esta aldeia... No entanto uma das descidas... teve que ser a pé.. tal a inclinação e a minha falta de coragem :amb:
Bonitos trilhos...'cá em baixo'
daqui se vê o que desci... as eólicas lá no alto e bem longe
estes trilhos eram do melhor
um pouco de 'Mountain Road'
enquanto pensava... 'Falta a subida maior... dos 550m para os 1227m e falta a última.. de Castelo Novo para a Casa do Guarda... qual a pior ' dou por mim já em plena subida e reparo porquê.... by foot, à la pata, Ptt, Com o Fernando - um pouco a pé um pouco andando!
já ia pertinho do meio da subida... trilhos cicláveis mas muito duros, algum cascalho e inclinações de utilizar a avozinha, mãezinha, tiazinha.... o que quiserem!
aqui amansou um pouco... mas o resto adivinhava-se brutal
esta segunda parte da subida foi interminável, para metro após metro estava mais perto do meu objectivo... aqui era o aspecto mental que me continuava a dar força
um dos muitos postais
e finalmente o grito de vitória... havia perdido algumas batalhas mas a guerra essa tinha sido ganha 1227m de altitude
Comi... Bebi... Arrefeci o radiador a uma bela sombra... e ganhei coragem... havia que descer tudo... pelo outro lado da serra... um pequeno troço em alcatrão
Após os postais veio a descida... 50/60 km/h a descer... vinguei-me bem
Contacto visual com Castelo Novo... estava a precisar de água fresca
Descia agora em trilhos mais técnicos, mais lentos, mas muito belos
Castelo Novo
De novo refrescado... vinha a última subida...
Me
e agora esta descida bem complicada com curvas bem fechadas
estas sombras eram o ideal para refrescar o motor... já estava bem quentinho
e estava no ponto de chegada... Louriçal
Havia conseguido
Agora o Mapa
Os números
A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental, com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1227 metros de altitude. (In Wikipédia)
Foi esta Serra que me propus descobrir há uns meses, quando tracei um possível 'track' que percorresse uma vasta área da Serra. Por receio, falta de condição física, o tempo que teimava em não melhorar, este 'projecto' de aventura ficou sempre escondido. No entanto, continuava presente no meu íntimo... não falei dele a muita gente, tendo, talvez, receio pelo fracasso.
Basicamente teria como ponto inicial o ponto de chegada. Lancei várias hipóteses.... Fundão, S.Vicente, Castelo Novo, Alpedrinha e por fim o Louriçal.
A quilometragem essa seria exclusiva na Gardunha, no entanto, não excederia os 40/50 kms para poder regressar a tempo do almoço em casa. O acumulado seria muito, mas não tinha como o calcular... só lá passando!
Sexta-feira, dia 10 de Julho,2009.
Como é habitual comecei a pensar nos trilhos que poderia fazer no fim-de-semana. Companhia não teria (afinal havia mas eu não me apercebi ). Pensei e repensei e como já havia dito, nestas situações a memória de tal 'track' vinha ao pensamento... era como que um fantasma... Disse para comigo, vou e pronto! É carne para canhão mas vou!
Sábado, dia 11 de Julho, 2009.
7H10... trimmmm trimmmmm
7h12... trimmmm trimmmmm
7h14... trimmmm trimmmmm
.......
7h22... lá me levantei a custo, talvez com receio de algo em especial... o que seria
Pequeno-almoço tomado, reuni as minhas máquinas.... a digital, a bike e o gps! Olhei para o meu kit de pernas e pensei.... hoje vai sair caro, muito caro.... entretanto olhei para o jersey.... BTT Oledo... naaa vai ser 'canja'!!
Café no Zé Milheiro e siga com o meu outro veículo para o Louriçal.. foi esta a minha opção de ponto de partida e chegada.
Louriçal, 8H40
Bike preparada e siga viagem.
São Fiel, 8h48
Várias fotos e começa a aventura....
Capela de São Fiel
Este caricato portão
Louriçal já estava para trás e para baixo
A subida, essa, fazia-a com calma num ritmo certinho
Fotografava, neste caso a Barragem da Marateca, já bem longe
Os primeiros 4kms já estavam e aqui já tinha uma boa base para o cálculo de acumulado...
4km e 261m de acumulado de subidas... de descidas 0m
As rotas muito bem sinalizadas foram uma constante
Trilhos absolutamente divinais... já estava a ganhar o dia
a subidas continuavam. De referir o bom estado dos trilhos.. pelo menos deste lado
Um parque de merendas espectacular... pena ter sido tão cedo... não usufruí!
Direcção Casal da Serra
a dita aldeia, mesmo no coração da serra
de onde se viam bem os pontos mais altos da serra
Já havia saído do Casal da Serra e após uns km's já avistava São Vicente da Beira. De notar que estes km's foram bem durinhos
As primeiras eólicas... ora reparem na subida
senti-me minúsculo... fiz 1/3 de bike e o resto foi PTT...
agora vista do meio... Filipe e Bruno lembram-se da que está atrás na maratona de Alcains
Olhei em redor... comi uma das minhas 'sandochas' e senti que ia começar a festa
Porquê? Simples teria que descer até Vale d'Urso... esta aldeia... No entanto uma das descidas... teve que ser a pé.. tal a inclinação e a minha falta de coragem :amb:
Bonitos trilhos...'cá em baixo'
daqui se vê o que desci... as eólicas lá no alto e bem longe
estes trilhos eram do melhor
um pouco de 'Mountain Road'
enquanto pensava... 'Falta a subida maior... dos 550m para os 1227m e falta a última.. de Castelo Novo para a Casa do Guarda... qual a pior ' dou por mim já em plena subida e reparo porquê.... by foot, à la pata, Ptt, Com o Fernando - um pouco a pé um pouco andando!
já ia pertinho do meio da subida... trilhos cicláveis mas muito duros, algum cascalho e inclinações de utilizar a avozinha, mãezinha, tiazinha.... o que quiserem!
aqui amansou um pouco... mas o resto adivinhava-se brutal
esta segunda parte da subida foi interminável, para metro após metro estava mais perto do meu objectivo... aqui era o aspecto mental que me continuava a dar força
um dos muitos postais
e finalmente o grito de vitória... havia perdido algumas batalhas mas a guerra essa tinha sido ganha 1227m de altitude
Comi... Bebi... Arrefeci o radiador a uma bela sombra... e ganhei coragem... havia que descer tudo... pelo outro lado da serra... um pequeno troço em alcatrão
Após os postais veio a descida... 50/60 km/h a descer... vinguei-me bem
Contacto visual com Castelo Novo... estava a precisar de água fresca
Descia agora em trilhos mais técnicos, mais lentos, mas muito belos
Castelo Novo
De novo refrescado... vinha a última subida...
Me
e agora esta descida bem complicada com curvas bem fechadas
estas sombras eram o ideal para refrescar o motor... já estava bem quentinho
e estava no ponto de chegada... Louriçal
Havia conseguido
Agora o Mapa
Os números